Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 11 de novembro de 2012

Feira de Ciências na escola: valorizando as aprendizagens do aluno

Para valorizar a aprendizagem dos alunos, nada melhor do que mostrar seus trabalhos em um evento na escola! Isso valoriza os alunos, os professores, a escola e incentiva todos a buscarem o conhecimento.
Olá, amigos!

Nos últimos dias, os alunos fizeram alguns trabalhos sobre o que estávamos vendo e aprendendo em sala de aula. Essa semana os alunas da 6ª série participaram da FECIT (Feira de Ciências e Tecnologia) que aconteceu no Colégio Estadual Missões e puderam expor o que aprenderam em aula, com muita dedicação e carinho.

Trabalhos expostos na FECIT: 
                                            A cobra-mole


 Essa aí é a representação da cobra-mole (Atretochoana eiselti), já divulgada aqui no Blog, onde os alunos descobriram que ela, na verdade, não é uma cobra (cobra é um gênero de réptil), e sim, um anfíbio com formato de cobra. Os alunos usaram material alternativo para construí-la e contaram a história dela para os visitantes da Feira.


O Dragão-de-Komodo

 O Dragão-de-Komodo (Vanarus Komodoensis) foi um dos assuntos mais comentados em sala de aula, causando muitas discussões a respeito desse réptil ser ou não venenoso. Também já foi assunto aqui no Blog, visto que os alunos pesquisaram no mesmo para poderem fazer o trabalho. O grupo utilizou argila para montar o Dragão-de-Komodo e usou um tipo de geleia chamada Amoeba para representar a "baba" dele.

Marili Carnelutti, umas das componentes do grupo, mostrando o trabalho.

O Lagarto Jesus Cristo
 
Este réptil também foi um assunto que os alunos gostaram muito de estudar. O Lagarto Jesus Cristo (Basiliscus basiliscus) recebeu esse nome pelo fato de andar sobre as águas! Isso instigou os alunos a investigarem sobre esse fenômeno, onde descobriram que isso ocorre porque bolhas de ar surgem embaixo de suas patas posteriores enquanto tocam a água, o que faz o lagarto "andar" sobre a mesma. E ele não faz isso sempre: faz quando sente-se ameaçado por algum predador que esteja muito próximo.
Nesse trabalho, os alunos fizeram uma maquete representando o habitat do lagarto. Usaram um réptil de brinquedo para representar o lagarto.

Mateus Maia, Luana da Silva, Vanessa de Abreu, Gabriel Politowski e Guilherme Reis na FECIT, mostrando o trabalho do Lagarto Jesus Cristo.

O Monstro-de-Gila
Este é o Monstro-de-Gila (Heloderma suspectum) que, até certo tempo atrás, acreditava-se ser o único lagarto venenoso existente no mundo, mas hoje sabemos que o Dragão-de-Komodo também possui veneno, tão potente quanto a do Monstro de Gila. Sua mordida não é seca e sempre que morde, inocula o seu veneno. Gosta de se alimentar de ovos e de animais recém nascidos.
O grupo confeccionou uma maquete representando o habitat do réptil, onde as alunas observaram que ele vivem em locais que não possui muita vegetação.

 Gabriela Bolfe, Milena de Medeiros e Eduarda dos Santos mostrando a maquete com o Monstro-de-Gila.

Monstro-de-Gila confeccionado com massa de modelar.

Lembram do Bob Esponja?

Essa é uma representação do grupo de animais invertebrados chamados Poríferos, ou Esponjas. Os alunos do 2º ano, turma 205, fizeram trabalhos sobre os Poríferos e este acima é um deles. O grupo fez uma esponja, mostrando as suas partes características e, ao mesmo tempo, ele lembra o personagem Bob Esponja, tão famoso e muito lembrando nas aulas de Biologia!


Enquanto que o Bob Esponja representa um único indivíduo, estas esponjas acima formam uma colônia. O grupo representou muito bem, utilizando espumas, isopor e figuras de animais marinhos para tornar a maquete mais real. As esponjas verdes são muito lindas e não pensem que elas não existem, pois existem! Elas já foram postadas anteriormente aqui no Blog, confiram!

Estes poríferos são também uma colônia feita de argila sobre uma base. Mostra a parte interior do animal, o átrio ou espongiocele, e também o ósculos e os poros.

Todo trabalho realizado com os alunos deve ser valorizado! Acredito que isso faz a diferença na aprendizagem e na valorização dos mesmos e também teremos a certeza de que é um incentivo para que possam realizar trabalhos posteriores!

Por Laís Madrid
Professora de Biologia
Lagarto Jesus Cristo,Monstro de Gila,esponjas