Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 11 de agosto de 2012

Macaco-prego: primata criticamente ameaçado de extinção

Olá, amigos!

O popular macaco-prego (família Cebidae, gênero Cebus) pode apresentar algumas características que o difere dos outros macacos-prego. Em outras palavras, existem várias espécies conhecidas com esse nome. O Cebus robustus tem como característica de maior destaque a forma do capuz, com dois tufos altos, convergentes no topo da cabeça, o que forma um topete. Outra característica que o difere das demais espécies de macaco-prego é a coloração marrom-avermelhada da superfície lateral dos braços, escurecendo em direção aos pulsos, e a forma da linha dorsal longitudinal. Abaixo, uma foto do macaco-prego dessa espécie:

Já o Cebus xanthosternos se diferencia por possuir coloração amarelada no peito e na parte anterior do braço e da cabeça, com dois tufos muito pequenos e voltados para trás, dando a impressão de que não existem tufos. Conforme minhas observações no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o vídeo abaixo mostra o Cebus xanthosternos.


O Cebus robustus encontra-se, de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção (2010), na categoria de vulnerável (VU) e o Cebus xanthosternos encontra-se criticamente ameaçado (CR). E por que será?

PRINCIPAIS AMEAÇAS

a) Destruição e alteração do habitat;
b) Desmatamento;
c) Caça e captura de indivíduos para manutenção como animais de estimação.

Fonte: Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 
Infelizmente, o ser humano acha que tudo que existe na natureza ele pode explorar, destruir e pode fazer o que bem entender, sem pensar que cada ser vivo que aqui existe tem um papel no equílibrio ecológico. O fato desses primatas estarem correndo risco de extinção se deve porque muitos de nós querem ter esses animais para si próprios, retirando-os do seu habitat natural para satisfazerem os seus caprichos: caprichos de humanos que querem tudo para si, pois a natureza foi criada para que possamos dominá-la!!! Enquanto pensarmos assim, cada dia mais e mais espécies se extinguirão, e daqui a algum tempo, a própria espécie humana... Pensemos!

2 comentários:

  1. Realmente é muito importante que possamos conhecer melhor animais que estão ameaçados!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, existem inúmeras espécies que estão no Livro Vermelho da Fauna Brasileira em extinção. Trarei mais falas sobre isso aqui no blog!

    ResponderExcluir