Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Tartarugas, jabutis e cágados: afinal, qual é a diferença?

Tartarugas, jabutis e cágados costumam confundir a cabeça das pessoas. Afinal, são todos iguais ou existem diferenças significativas entre esses quelônios que podem chegar a um século de vida?

Olá amigos do Seres da Minha Natureza!


Antigamente, na cidade onde moro, Santo Ângelo (RS), havia algumas espécies de répteis que ficavam num lago da Praça Pinheiro Machado, mais conhecida como Praça da Catedral, ou, por causa da presença de um casal de jacarés, por Praça dos Jacarés. Lembro-me muito bem disso, pois, quando criança, passava pela praça para observar os animais toda vez que ia para a escola, o Colégio Estadual Onofre Pires (situado em frente a Praça). O lago também possuía espécies de tartarugas que, muitas vezes, pareciam que eram ELAS que nos observavam quando colocavam suas cabeças para fora d'água. Eu achava muito engraçado quando elas faziam isso com a cabeça!
Porém, com a reforma que a Praça passou tempos atrás, os animais foram retirados por orientação de órgãos ambientais. Mas, com certeza, as lembranças ficam e venho aqui relembrar essa fato da minha cidade para começar a falar de uma questão que confunde muito a cabeça das pessoas: afinal, tartarugas, jabutis e cágados são a mesma coisa?

Mas, primeiro: o que são Quelônios?

Quelônios são uma das ordens dos Répteis, na qual possuem uma carapaça na parte de cima (dorsal) e um plastrão embaixo (ventral), servindo de proteção. Com isso, as tartarugas, os jabutis e os cágados são répteis que pertencem a ordem dos quelônios. A maioria das diferenças entre esses animais se refere ao habitat dos mesmos. Confiram abaixo:

As tartarugas

Esses quelônios são animais aquáticos, ou seja, podem habitar água doce ou salgada. É por isso que seus pés possuem a forma de nadadeiras. O tamanho e o peso variam bastante; há espécies com mais de 200 quilos!
As tartarugas possuem o pescoço mais curto em relação aos cágados; por isso, elas recolhem seu pescoço para trás, enquanto que os cágados precisam dobrar para o lado antes de recolhê-lo. 

Os jabutis

São unicamente terrestres, sendo encontrados em florestas e campos. Por viverem no chão, possuem as patas adaptadas para andar, lembrando as patas dos elefantes, tendo os cinco dedos unidos até a unha, que é bem grossa. O pescoço é sempre recolhido para trás, como nas tartarugas. Sua carapaça é alta e arredondada. São onívoros, ou seja, alimentam-se de frutas, verduras, pequenos invertebrados e às vezes de material em decomposição. Podem medir cerca de 35 a 45 centímetros de comprimento.


Os cágados

Vivem tanto na água quanto na terra, podendo habitar água doce de rios, lagos e lagoas. Em seus pés, encontram-se cinco dedos ligados por membranas para facilitar a natação. A carapaça é achatada para o mesmo objetivo. O tamanho pode variar de 15 a 30 centímetros de comprimento. Os cágados recolhem o pescoço lateralmente, ou seja, precisam dobrá-lo antes de recolhê-lo. Sua alimentação varia com a espécie de cágado, podendo ser vegetarianos ou carnívoros.
Por Laís Madrid
Professora de Biologia
Fontes de Pesquisa:
tartarugas,jabutis,habitat

Nenhum comentário:

Postar um comentário