Pesquisar este blog

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Répteis exóticos: os camaleões e suas variadas cores

Camaleões são conhecidos pela sua forma exótica de se disfarçar na natureza, que é mudando de cor. Mas a causa dessa mudança se dá por qual motivo?

Olá, queridos amigos!

O mundo animal é cheio de coisas interessantes e, toda vez que pensamos saber mais sobre um assunto, logo surgem mais dúvidas sobre o mesmo. Afinal, a natureza não é estática; de tempos em tempos, espécies se extinguem, mas outras surgem, porém, muitas vezes, estas nem chegam a ser descobertas e identificadas.

Falando sobre novas espécies, foi descoberto o Brookesia micra, uma espécie de camaleão que habita Madagascar. Esse réptil passa despercebido pelos cientistas, pois o camaleão mede nada mais do que 3 centímetros, ou, podemos compará-lo a uma moeda de um Real. Por isso, os cientistas não tinham a menor ideia de que ele existia e ele é considerado um dos menores répteis do mundo.


Depois de realizar testes genéticos na espécie, o especialista Ted Townsend, da Universidade de San Diego, disse que o tamanho sugere que esse camaleão pode ter evoluído em Madagascar a partir de ancestrais pequenos, bem diferentes dos camaleões maiores e mais coloridos que nós conhecemos hoje.

E, por falar em cores, muito se fala sobre os camaleões mudarem de cor de acordo com ambiente. Que é fato eles mudarem de cor, todos sabem, mas como isso acontece?


Em muitos répteis, a coloração é determinada por biocromos (pigmentos ou substâncias que originam cores nos seres vivos) em células vivas. Os biocromos podem estar em células na superfície da pele ou em células em níveis mais profundos. Estas células em níveis mais profundos são chamadas de cromatóforos. Um cromatóforo pode estar envolvido por um músculo do animal, podendo este se contrair ou expandir. Dependendo do movimento que o músculo fizer, as cores que os cromatóforos possuírem ficam evidentes ou "escondidas". O interessante é que a mudança na coloração da pele é justificada pelo seu estado de humor, da luz ou da temperatura ambiente, podendo ajudá-lo, realmente, a confundir-se com os objetos do meio em que vive. Mas essa não é uma ocorrência frequente, e sim ocasional.

E, para os mais curiosos, aqui vão algumas informações sobre esse réptil:
  • Possui a capacidade de movimentar os dois olhos independentemente e também de enrolar a cauda para se agarrar;
  • Sobe com facilidade em árvores e corre rápido no chão;
  • De hábitos diurnos, costuma ao amanhecer colocar-se ao sol para caçar todo o tipo de insetos, como gafanhotos e outros artrópodes;
  • No período reprodutivo, os machos descem dos arbustos para encontrar uma companheira. É uma espécie ovípara, e as posturas variam entre 30 e 40 ovos, que são depositados no solo;
  • Na simbologia africana, o camaleão é um animal sagrado, visto como o criador dos primeiros homens. Nunca é morto, e quando é encontrado no caminho, tiram-no com precaução, por medo do trovão e do relâmpago.
Por Laís Madrid
Professora de Biologia

Fontes de Pesquisa:
National Geographic
Revista Galileu
EFECADE
How Stuff Works
Arco Íris Sabores
Blog da Folhinha - Folha UOL
Pet Friends
réptil,Madagascar,cor

Nenhum comentário:

Postar um comentário