Você já ouviu falar na Semana Polar Internacional? Pois esta é a oportunidade de você saber um pouquinho desse importante evento que envolverá alunos, professores e cientistas, tendo o objetivo de despertar o interesse para a Antártica e o Ártico e, principalmente, fazer com que a população conheça a importância da pesquisa no país, não apenas a ciência polar.
17 a 21 de Setembro de 2013
Estamos aqui para divulgar um importante evento: é a X Semana Polar Internacional (SPI). A realização da X Semana Polar Internacional (SPI) tem como objetivo despertar o interesse de alunos e professores de escolas de todo o Brasil para a ciência e dos pesquisadores em início de carreira sobre a importância das atividades de Divulgação, Popularização e Comunicação da Ciência junto a sociedade. Este evento está sendo realizado continuamente há 5 anos e integra cientistas e escolas de todo o Brasil e exterior por meio de palestras, sugestões de atividades práticas e tutorial para desenvolvimento de atividades em sala de aula. Nesse sentido, pretende-se estabelecer um amplo fórum de discussão sobre Divulgação, Popularização e Comunicação da Ciência envolvendo comunidade em geral e cientistas, desmistificando a ciência e aproximando alunos, professores e cientistas.
No Brasil já foram realizadas VIII Semanas Polares Internacionais, sendo que, durante a última SPI, realizada em Setembro de 2012, a APECS-Brasil em conjunto com a APECS-Portugal, APECS-Espanha e APECS-internacional realizou palestras via Skype com pesquisadores do Brasil, de Portugal e da Espanha para os alunos do Brasil e os pesquisadores brasileiros também fizeram palestras para alunos de Portugal. Também foram realizadas palestras presenciais. Participaram diretamente mais de 3000 alunos de Norte a Sul do Brasil, incluindo escolas da Amazônia, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul. Foram reunidos mais de 30 cientistas e mais de 20 escolas, o que despertou também o interesse da mídia que divulgou em diversos pontos as atividades e a importância da pesquisa.
Entre os principais objetivos encontra-se a transmissão direta das atividades às escolas previamente cadastradas de todo o Brasil, especialmente para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e seus professores! E olha o que é o mais legal de tudo: a transmissão será feita pela internet, então a escola só precisará ter um computador com acesso a internet para acompanhar as conferências! É a tecnologia e a ciência adentrando no espaço escolar para enaltecer o conhecimento dos alunos e, em contrapartida, dos professores!
Você ficou interessado? Quer saber mais? Então acesse: X Semana Polar Internacional
Mas... por que discutir sobre a Antártica e o Ártico se moramos no Brasil? Por que cientistas do mundo todo e do Brasil (e também nós, professores, alunos, cidadãos) preocupam-se com essas regiões do planeta? Por que são tão importantes? O que os meios de comunicação mostram em relação a isso? O Planeta Terra é um lugar equilibrado, onde todas as espécies convivem em harmonia, ou cada vez mais vemos destruição e extinção?
Gostaria muito da opinião de vocês sobre essas questões! Reflitam e comentem! ;)
Laís Madrid
Professora de Biologia
Fonte:
Oi profe Laís e alunos, eu sou a profe Aline do Nucleo de Tecnologia Educacional de Santo Ângelo e estou muito contente por saber que vocês irão participar da semana polar internacional!! Acredito ser muito importante a pesquisa e a aprendizagem sobre os polos porque todos os projetos desenvolvidos pelos pesquisadores e cientistas apontam para um desequilibrio climático que afeta diretamente as geleiras, os animais desses habitats, o que consequentemente afeta a vida do restante do mundo, porque tudo se interconecta...bem, mas vocês estão começando, vou aguardar as postagens dos alunos para também descobrir se o que postei aqui faz sentido ou não! Um abraço a todos!! e bom trabalho!!!
ResponderExcluirFantástico podermos usar a tenconologia em prol do aprendizado unindo pesquisadores , alunos , professores! Semeando interesse não só pelos pólos mas pela descoberta do novo e percebendo que há muito , muito o que fazer pelo planeta. A melhor forma de comerçarmos é através do conhecimento!!! Boa sorte nessa iniciativa!
ResponderExcluirOlá professora e alunos, recebi um email da APECS com uma sugestão de livro para crianças sobre o Artico e a Antártica! Deixo aqui o link de acesso!!Aproveitem e bom trabalho!!
ResponderExcluirhttp://pt.calameo.com/read/0022855137f9a93108301
No texto 1("A estatística e as mudanças climáticas"), traz a ideia do resfriamento global. Como havíamos comentado em aula, eu acredito mais no aquecimento global, já que o resfriamento é uma ideia seguida por empresários. No texto 2("Evolução, extinção e o equilíbrio da Terra"), diz que a evolução e extinção são processos naturais e que estão ligados entre si, mas o ser humano acelera muito esse processo. "Estamos fazendo com que haja menos diversidade de organismos do que havia antes, gerando ecossistemas empobrecidos."
ResponderExcluirCom o aquecimento global aumenta ainda mais a chance de extinção de alguns animais importantes para o ecossistema. Desde um verme que os agricultores matam com agrotóxicos(e ai vem o problema da poluição da água e do ar)até um urso polar ameaçado pelo derretimento das geleiras. O aquecimento global afeta todo o ecossistema, deixando-o cada vez mais empobrecido.
Franciele Dalcin Mello , 205
profe acho que a terra esta aquecendo e não resfriando como alguns cientistas dizem, e não acho que vamos morrer afogados mas sim por falta de oxigênio, pois cada vez estão desmatando mais, e cada ser humano precisa de dez árvores para respirar.
ResponderExcluirPaola Poczwardowski, 205.
No texto 1 " A estatística e as mudanças climáticas ", fala sobre o resfriamento global, no qual não concordo com o assunto, creio que a terra realmente passa pelo aquecimento e não resfriamento.
ResponderExcluirNo texto 2 "Evolução, extinção e o equilíbrio da Terra", a terra tem seu ciclo natural, e nos humanos o alteramos ate mesmo sem querer, isto já faz parte de nosso cotidiano, consequência disto é o aquecimento global, que agora afeta diretamente os animais os colocando em extinção.
Os dois textos em si tratam de assuntos diferentes, mas em um contexto geral acabam se interligando. Primeiramente como já debatemos em aula o 1º texto “A estatística e as mudanças climáticas”. Fala sobre a teoria do Aquecimento, essa que por sua vez é muito conhecida porque todos já ouvimos falar do “Aquecimento Global ”, “ Efeito Estufa ”... e sabemos que um dos principais vilões é o dióxido de carbono que é liberado livremente em nossa atmosfera, a outra teoria é a do Resfriamento, ela é pouco divulgada e na minha opinião não é muito convincente, é o tipo de coisa que eu só acredito vendo, também porque tenho pouco conhecimento sobre essas pesquisas.
ResponderExcluirIndependente da teoria, sabemos que a Planeta esta passando por mudanças e por mais que seja pouco cada um precisa por pelo menos por uma parte das atitudes que fala em prática, aí que entra o 2º texto “Evolução, extinção e o equilíbrio da Terra.”, com todas essas mudanças acontecendo não tem como não pensar no impacto no Ecossistema e na Biodiversidade, existem muitas espécies que estão praticamente sumindo porque não existe mais habitat natural para viver, não existe uma cadeia alimentar completa, além de toda a interferência que nós seres humanos praticamos.
É difícil acreditar que possa ocorrer um grande equilíbrio na Terra, onde todos os fatos apontam para o contrário, mas não podemos perder a esperança e também não podemos ficar parados só assistindo acontecer.
Martielli Rozin Tomasi
No texto 1 ''A estatística e as mudanças climáticas''fala sobre a teoria do resfriamento global, é uma teoria que na verdade nunca foi vivida por nenhum homem, o que está se vivendo até hoje é o aquecimento global, a Terra está esquentando sim, isto é óbvio e da pra sentir nitidamente. No texto 2 ''Evolução, extinção e o equilíbrio da Terra'' o homem é responsável pela perda cada vez mais acelerada da biodiversidade do planeta, consequência disto é o aquecimento global, desmatamento, e a extinção elevada dos animais.
ResponderExcluirMiréia Rayssa / T: 205
Profe
ResponderExcluircomo no texto 1 fala sobre o resfriamento . mas não concordo muito pois muitos ja perceberam que um dia ta horrível de quente e outro ta frio acho que a terra entrou em um desiquilíbrio
Já o texto 2 a terra tinha um ciclo mas pela interferencia do ser humano foi mudado ou foi perdido , por nossas atitudes sem pensar coloquemos a nosso meio ambiente em perigo extinção de plantas e animais
Olá alunos!!Que legal ler as postagens de todos vocês!! Para ajudar na discussão sobre o aquecimento ou esfriamento global, segue o link do video de uma reportagem sobre o aquecimento global e a Antartica. Beijos
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=Mo_p6gZ7yz0
Eu tenho quase 100% de certeza que esse negocioque o mundo esta resfriando é mais uma jogada de marketing . o aquecimento global , a camada de ozonio é evidente que esta acontecendo , entao vamo descartar essa hipotese e se preocupar com aquilo que ainda temos , e sobre o assunto extinção . acredito que isso nao ira acontecer mas sim todos iremos evoluindo juntu com esse otro mundo , tendo que nos habituar .
ResponderExcluirNome:Luis gabriel
Turma:205
A discussão de vocês está muito rica! Construir um senso crítico é o maior ganho. Precisamos questionar sempre, portanto vocês estão de parabéns pois os questionamentos levantados são de alto nível. Este debate existe na esfera científica e pesquisadores as vezes divergem sobre a resposta “certa”em relação ao futuro do planeta! O melhor caminho a seguir é o da conscientização ambiental e da célebre frase “agir localmente e pensar globalmente”. Precisamos ser seres humanos “sustentáveis”, frear o consumo e pensar “verde”!! Vamos seguir juntos questionando sempre e estudando muito!!
ResponderExcluir